sexta-feira, 12 de junho de 2009

Ultima Ceia Obra De Davinci

Nascido num pequeno vilarejo próximo ao município de Vinci, Toscana, Itália. Leonardo era filho ilegítimo de Piero da Vinci, um jovem notário e de Caterina. A mãe de Leonardo era provavelmente uma camponesa.
Lourenço de Médici, um grande humanista e comunicador, inspirou Leonardo na arte da comunicação, fazendo com que começasse a fazer seus quadros mais “parlantes”, com maior animação gestual, o que o levou a se tornar mestre nesta arte. Em toda sua obra pode-se notar a iconografia nas figuras ou personagens de seus quadros.
Em 1498, Milão caiu sem uma batalha para o francês Luís XII. Da Vinci ficou em Milão durante algum tempo, mudando depois de dois meses para Veneza e se mudando novamente então para Florença no final de Abril de 1500.
Em Florença ele ficou a serviço de César Bórgia (também chamado de Duca Valentino e filho do Papa Alexandre VI) como arquiteto militar e engenheiro. Em 1506, voltou a Milão, então nas mãos de Maximiliano Sforza depois que mercenários suíços expulsaram os franceses.
De 1513 a 1516 morou em Roma, onde os pintores Rafael e Michelangelo eram, na ocasião, muito requisitados; porém, Da Vinci não teve muito contato com estes artistas.
Em 1515 Francisco I da França retornou a Milão, e Da Vinci foi designado para fazer a peça central de um leão mecânico para as negociações de paz em Bolonha entre o rei francês e o Papa Leão X onde provavelmente conheceu o rei. Atuou como primeiro pintor, engenheiro e arquiteto do Rei. Foi dado a ele o uso do Castelo Cloux Lucé, próximo ao Castelo de Amboise residência do Rei, junto com uma pensão generosa. Da Vinci e o Rei ficaram bons amigos.
Certa vez, em Florença, ele foi designado a fazer um grande mural público, a Batalha de Anghiari; e seu rival, Michelangelo, para pintar a parede oposta. Depois de produzir uma variedade fantástica de estudos em preparação para o trabalho, ele deixou a cidade, com o mural inacabado devido a dificuldades técnicas.
Só dezessete de suas pinturas, e nenhuma das estátuas, existem atualmente. Da Vinci planejou freqüentemente pinturas grandiosas com muitos desenhos e esboços, deixando os projetos inacabados. Raramente terminava um retrato, embora fizesse muitas experiências técnicas com o pincel.
Talvez até mesmo mais impressionantes que os seus trabalhos artísticos sejam os estudos em ciências e engenhosas criações, registrados em cadernos que incluem umas 13.000 páginas de notas e desenhos que fundem arte e ciência.
Grande inventor de sua época, Leonardo da Vinci era um homem à frente de seu tempo. Seu interesse e criatividade em vários campos de estudo deram, séculos depois, origem a invenções como: salva-vidas, pára-quedas, bicicleta, entre outras.
Os seus cadernos também contêm várias invenções no campo militar: canhões, um tanque blindado movimentado por humanos ou cavalos, bombas de agrupamento, etc., embora considerasse a guerra como a pior das atividades humanas. Outras invenções incluem um submarino, um dispositivo de engrenagem que foi interpretado como a primeira calculadora mecânica. Nos anos dele no Vaticano, planejou um uso industrial de poder solar, empregando espelhos côncavos para aquecer água.
Em astronomia, como a maioria dos cientistas de sua época, acreditou que o Sol e a Lua giravam ao redor da Terra, e que a Lua refletia a luz do Sol devido a ser coberta por água.
Suas obras mais conhecidas são, o afresco "A Última Ceia", pintados diretamente no refeitório da Igreja Santa Maria de del Grazie, em Milão, e o Retrato de Lisa de Giocondo, a La Gioconda ( também chamada de Mona Lisa ), que ele demorou três anos para conseguir pintá-la.
Alunos:Guilerme e William

Nenhum comentário: